Capa e contra-capa a 4 cores em papel couchet envernizado.

Não há indicação de data entre o 512 e o 1171. Entre o 512 e o 569 as datas indicadas devem ser consideradas apenas prováveis.

Do 512 ao 844 com 32 páginas, do 845 ao 1252 com 40 páginas - excepto números comemorativos.

Entre o 512 ao 753 a colecção baseou-se exaustivamente em aventuras de cowboys - por isso surgiram alguns suplementos: Espaço, Policial, Selecções e Guerra.

Muitos dos números entre o 747 e o 779 além da história ilustrada traziam também a versão em narrativa.

Entre o 784 e o 841 muitas histórias foram separadas por vários números.


Índices:

Índice por títulos

Índice por heróis


Foto do 20º aniversário



Gémeos

Alguns números sairam com ligeiras diferenças, provavelmente devido a alteração de preço da revista.

Exemplos:

 

 


Capas importadas

Algumas capas parecem ter sido criadas no estrangeiro.

Exemplo: Note-se o “B” na testa do mau-da-fita. Abutre em castelhano é Buitre

Nalgumas histórias nota-se algumas palavras em língua estrangeira: inglês, castelhano, italiano…


Côr versus P/B

Muitas histórias eram originalmente a cores:

 

Principe Valente


 

 

 

Jeff Arnold: O Falcão versus Mundo de Aventuras


História Integral

Em Portugal, e em muitos outros países, os desenhos foram severamente mutilados (cortados ou extendidos).

O mesmo aconteceu com o texto.

Exemplo:

 

Jet-Ace Logan: original versus MA


As voltas que o Mundo dá

Todas as quintas-feiras, pelo preço de uma viagem de eléctrico, o leitor anónimo adqui um número do Mundo de Aventuras onde vai encontrar um pequeno mundo de emoções, acompanhando a par e passo as aventuras dos seus heróis preferidos, através do desenho das situações e dos diálogos que as envolvem… É fácil… é cómodo… e dificilmente o leitor anónimo imaginará as voltas que o Mundo dá antes de chegar às suas mãos… Esta é a reportagem que o levará a conhecer melhor, por dentro, quemelabora cada número do Mundo de Aventuras, como cumpre a sua missão dentro da revista e como esta, a pouco e pouco, vai ganhando forma.


No gabinete do director-geral da Agência Portuguesa de Revistas, Mário de Aguiar, definem-se as directrizes a seguir… José de Oliveira Cosme, director do Mundo de Aventuras e José Baptista, coordenador gráfico, escutam e apresentam os seus pontos de vista.

Dentro das directrizes recebidas, e entre centenas de histórias, José Baptista estuda criteriosamente o material que melhor se coaduna com o gosto do leitor.

Uma vez adquiridos os direitos de reprodução para Portugal das histórias escolhidas, é preciso adaptar o material às dimensões do Mundo de Aventuras e ao seu número de páginas… Trabalho a cargo, por vezes de Jorge Mendonça.

Enquanto se trata do miolo, o chefe da secção de desenho, Carlos Alberto, concebe a capa e executa-a de forma a sintetizar o espírito da aventura apresentada no interior.

 A tradução dos diálogos das histórias – a cargo de um corpo de tradutores, que inclui o próprio director, José de Oliveira Cosme, Raul Correia e outros – uma vez completada, segue para a secção de composição mecânica, a cargo de Manuel Paulino (na foto), José Manuel Teles e outros. Dentro dos balões reservados às legendas, não pode haver uma letra a mais nem a menos…

Após a composição, vem a revisão para impedir gralhas que por vezes alteram o texto… Manuel Alexandre um profissional vigilante e experiente, tem a seu cargo esta tarefa…

Terminada a tradução e a composição, as legendas em papel couché devem ser devidamente coladas nas folhas gigantes que devem ser reduzidas ao tamanho da revista…

Antes da revista seguir para as oficinas, o chefe da secção de desenho verifica se tudo se encontra em condições… O mais leve lapso pode estragar a sequência da aventura.

Uma das máquinas onde é impressa cada edição do Mundo de Aventuras… Mais de 20’000 exemplares saem em folhas de 70x100 cm, a dobrar em 40 páginas.

 Interior e capas juntam-se para a operação do agrafamento… Esta é a máquina que dá o toque final.

Mas as voltas que o Mundo dá não ficam por aqui… Vai começar o caminho longo e difícil da distribuição… Para todas as cidades, vilas e aldeias, de Portugal continental, insular e ultramarino, e ainda para muitos pontos do estrangeiro, seguirá no breve espaço de um a dois dias toda a tiragem semanal do Mundo de Aventuras, que o leitor comprará apenas por 25 tostões, cabendo 20% ao livreiro, tabacaria ou o ardina que o vende…

Nos escaparates das livrarias e papelarias, o leitor não tem senão de escolher… Mas escolhe o Mundo de Aventuras porque, ao longo de 20 anos, já aprendeu a saber que escolhe o melhor…


Heróis


Fantasma (The Phantom)


Gringo


Matt Dillon


Garrett


Wes Slade


Matt Marriott


Olac


Os Buscadores (The Seekers)


Serpente (Python)


Príncipe Valente (Prince Valiant)


Tarzan


Tim Tyler

Garra de Aço (Steel Claw)



Dick Daring (Jim Canadá)


Flash Gordon


Os Vingadores (The Avengers)



Kit Carson

Buck Jones

Kansas Kid

Buffallo Bill

Billy The Kid


Luís Euripo (Big Ben Bolt)


Jet-Ace Logan


Jack Justice


Johnny Cougar


 

Mandrake


Mytek


Mara


Cisco Kid


Casey


Spider


Robin Malone


Delfim, O Rapaz Peixe (Fishboy)


Saber


Super-Homem (Superman)


Robot Archie


 

Rip Kirby


João Tempestade (Johnny Hazard)


 

Garth


Morg


Camões