"BONANZA"
Série televisiva americana do género western
("Rancho Ponderosa", "Virgínia City", "Nevada", século XIX)
(origem: EUA, 1959-1973)
(chega a Portugal em 1961)



Desde o final da década de 50 até ao início da década de 70, o convívio semanal com os quatro habitantes do rancho "Ponderosa" fez parte dos hábitos de milhões de telespectadores, um pouco por todo o mundo. Muito mais do que apenas um western, "Bonanza" transformou-se numa autêntica série de culto da televisão americana (produção da NBC), a qual retratava a saga da família Cartwright, constituída por quatro heróis americanos, o pai e os seus três filhos, respectivamente Ben (interpretado pelo actor Lorne Greene) o patriarca da família, Adam (interpretado pelo actor Pernell Roberts), Hoss (interpretado pelo actor Dan Blocker) e Little Joe (interpretado pelo actor Michael Landon).

Com efeito, a série "Bonanza" dominou a televisão americana ao longo de 14 anos, entre 1959 e 1973, tendo sido transmitida para quase todo o mundo e chegando pela primeira vez a Portugal, em 1961, dois anos depois da sua estreia na América. Quando a série "Bonanza" estreou entre nós, a 14 de Maio de 1961, na RTP, tal constituiu um verdadeiro acontecimento televisivo, pois, até então, o público português apenas conhecia e tinha oportunidade de ver os filmes do género western (popularmente apelidados de "filmes de cowboys") no cinema.

De facto, esta fantástica saga da família Cartwright ofereceu e proporcionou, a todos os telespectadores portugueses da época, um verdadeiro espectáculo de acção, aventura, romance, comédia, drama e, por vezes, também morte e tragédia. A acção de "Bonanza" decorre no rancho "Ponderosa", um império de gado, madeiras e minas, situado perto do "Lago Tahoe", nas montanhas do "Nevada".

O dono do rancho e chefe da família, Ben Cartwright, tem três filhos, todos de mulheres diferentes, de quem foi enviuvando. São eles: Adam, o mais velho e o intelectual do grupo; Hoss, um bom gigante, bonacheirão, de coração aberto e bondoso; Little Joe, o mais novo, um jovem idealista e romântico. Porém, apesar das diferenças que existem entre eles, todos possuem, em comum, três características que os une fortemente: o sentido da honra e da justiça e a coragem. Neste ambiente patriarcal e machista, profundamente e inteiramente dominado por homens, facilmente se percebe a razão pela qual as mulheres não conseguem adaptar-se ou integrar-se e, muito menos, entrar para o seio da família Cartwright.

Em 1959, o western era já um dos géneros mais populares na televisão americana, como o comprova, por exemplo, as séries "Maverick", "Gunsmoke" ou "Rawhide", as quais atingiam enorme popularidade e audiência entre o público americano. Contudo, a série "Bonanza" teve a magia e o sortilégio de transportar consigo, para além de todos os "ingredientes" habituais das séries deste género, o verdadeiro esplendor da cor, beneficiando literalmente da extraordinária beleza dos cenários naturais e paisagísticos, realmente deslumbrantes.

A série "Bonanza" teve a sua primeira emissão, na América, a 12 de Setembro de 1959, num sábado à noite. Durante dois anos, teve baixas audiências, sobrevivendo a custo e mantendo-se apenas como forma de estimular os americanos a comprarem televisores a cores. Mas, quando a série passou para o horário de domingo à noite, encontrou finalmente o seu público. Durante dez anos, esteve no "Top ten" das audiências, e de 1964 a 1967 foi sempre o programa mais visto pelos americanos.

Em 1965, e depois de ter reconsiderado da mesma decisão um ano antes, Pernell Roberts abandona definitivamente a série. Porém, o mais rude e trágico golpe foi a morte de Dan Blocker, já em 1972. "Bonanza" ainda esteve em exibição durante cerca de um ano, mas o último episódio acabou mesmo por ir para o ar a 16 de Janeiro de 1973, encerrando, de forma definitiva, uma série de culto que logrou atingir a marca invejável de 310 (!) episódios produzidos (cada um com 50 minutos de duração).
Alternando a comédia com o drama, sempre em cenários recheados de aventura, abordando alguns dos temas que durante o período da sua existência foram surgindo na sociedade americana da altura, com uma solidez moral a toda a prova e numa época de consolidação das raízes da nação americana, "Bonanza" é um símbolo de uma época de ouro da televisão, ocupando um cantinho à parte na memória colectiva dos últimos 40 anos.

Mais recentemente, o canal da televisão por cabo, RTP Memória, transmitiu alguns episódios de "Bonanza", possibilitando, à sua enorme legião de admiradores e de nostálgicos da série, o privilégio e o prazer de reverem e recordarem as aventuras da família Cartwright, desta vez, não na televisão a preto e branco (como na altura em que passou pela primeira vez em Portugal), mas sim a cores. Do mesmo modo, os telespectadores que, no tempo em que a série foi exibida em Portugal, ou não tinham ainda nascido ou eram muito pequenos, têm agora a oportunidade de ver esta extraordinária saga, em cores restauradas e deslumbrantes. É caso para dizer que só falta mesmo o lançamento de "Bonanza" para o formato de DVD!

Colaboração de Alexandre Ribeiro